Foram seis meses! Da “concepção” até a escrita do projeto em diversos editais de incentivo à Cultura, quando vi a oportunidade de (re)adequá-lo ao edital Preamar de Cultura e Arte 2022, não perdi tempo. Entendendo que não seria fácil concorrer com grandes propostas de todo o Estado, tivemos a alegria de sermos contemplados com este importante prêmio, edital este, fruto de muitas reuniões virtuais, plenárias e esforço pessoal de alguns gestores públicos e sociedade civil fazedora de cultura para que o certame acontecesse. Existe uma grande diferença entre conceber um documento técnico-teórico de um evento e executá-lo; há muita responsabilidade em jogo, e nesse processo de ir dando corpo, consistência e substância a um festival que tem por natureza uma engrenagem dinâmica, diversa e constante, a cada dia que passa é um dia a menos para a realização das ações de pré-produção do projeto. Nessa primeira edição do Festival Solos do Pará as parcerias realizadas foram fundamentais e determinantes para o sucesso desta primeira edição do Festival.

            A UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, através da PROCCE / Diretoria de Cultura na pessoa da querida Pró-Reitora Profª Dra. Ediene Pena (a qual tive a honra de ser aluno quando cursava o ensino médio) e ao Profº Alan Ribeiro-Diretor de Cultura e Comunidade da PROCCE que me recebeu com muito respeito e atenção em seu gabinete e adorou a ideia do projeto, não medindo esforços para que o festival acontecesse, a todos os servidores da UFOPA que estiveram envolvidos direta e indiretamente, desde os simpáticos agentes de portaria, até as queridas profissionais serviços gerais que sempre nos recebiam com um sorriso no rosto. Ao querido amigo Leandro Cazula – Grupo de Teatro Iurupari e todo o seu elenco de jovens atores. Realizando um importante e necessário projeto de extensão levando Teatro como mecanismo de reflexão social para toda a comunidade. Aos amigos Branco e Luth do N/M Bruno que ao longo desses quase 10 anos sempre nos apoiou em qualquer que seja o evento, gratidão pela parceria de sempre. Ao grande Afonso – INNOV Mídias, dando um show de transmissão, o meu agradecimento especial, nos eventos do Grupo Olho D’água sua parceria sempre fez a diferença.

            Ao Barrudada Tropical Hotel por proporcionar uma estadia maravilhosa aos participanters do festival. E claro, aos meus grandes parceiros de luta – nossa equipe de Produção (Amaury Gonçalves, Enzo Gabriel, Júnior Aguiar, Elisa Aleixo, Ely Nunes e Mourrambert Flexa) aguerrida, competente e dedicada, sem vocês nosso evento não teria o sucesso que teve. A Elizangila Dezincourt – que com a sua garra, coragem e determinação na montagem do espetáculo “Contos…”, me inspirou a implementar o Festival nesse formato de solos. A minha querida e competente Natashia Santana, dando um show de Assessoria de Imprensa e Social Mídia, fazendo “bombar”, nosso Festival nas redes sociais de todo o Estado do Pará. E claro a toda a imprensa Santarena e dos importantes jornais de Belém que veicularam diversas vezes nossas matérias, trazendo informação cultural para toda a população através dos meios de comunicação. E a todo o público que compareceu a essa festa do Teatro…Vida longa ao Festival Solos do Pará.

E-book Festival Solos do Pará -