Festival Solos do Pará começa nesta quinta em Santarém com espetáculo “Suindara” do Amapá

A terceira edição do Festival Solos do Pará começa nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 26 de agosto, movimentando a cena cultural de Santarém com seis espetáculos teatrais e atividades formativas gratuitas.

A abertura será às 20h, no Auditório Maestro Wilson Fonseca (UFOPA – Unidade Rondon), com o solo “Suindara”, da atriz amapaense Lorrane Costa, da Cia Trecos in Mundos. O espetáculo, indicado para maiores de 14 anos, mergulha na força simbólica da Matinta Pereira, figura mítica das crenças amazônicas.

Criada em 2017, a Cia Trecos in Mundos é uma companhia de artes integradas que combina circo, teatro e pesquisa de linguagens, apostando em inovação estética e descobertas poéticas.

Segundo a atriz, “Suindara” nasceu de uma pesquisa sobre o feminino amazônico:

“Este trabalho fala das mulheres que, como a Suindara, carregam em si marcas de luta e resistência”, afirma Lorrane Costa.

O coordenador-geral do festival, Elder Aguiar, destaca a escolha do Amapá para abrir a programação: “Desde a primeira edição buscamos valorizar a produção regional e criar pontes entre artistas da Amazônia. Trazer a Suindara é um convite ao público para mergulhar nas histórias e poéticas da floresta.”

Destaques da programação

Sexta (22/08) – O Sarau do Feupuudo (AM): espetáculo interativo com humor, lirismo e participação direta do público.

Oficina gratuita – Montagem de Solos Teatrais, com a professora Dra. Andréa Flores (Coletivo Xoxós – AP), das 14h às 18h, durante todos os dias do festival.

Todas as apresentações começam às 20h, com entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes). A programação também conta com acessibilidade em Libras, audiodescrição e transmissão ao vivo pelo canal do Grupo Olho D’Água no YouTube.


Assessoria de Imprensa: Natashia Santana – Jornalista

Fotos: Arquivo do espetáculo

0 comentários no “Festival Solos do Pará começa nesta quinta em Santarém com espetáculo “Suindara” do Amapá

Deixe comentário