O Festival Solos do Pará abriu sua terceira edição em Santarém nesta quinta-feira (21) com uma imersão profunda na ancestralidade e na espiritualidade amazônica. O espetáculo “Suindara”, da atriz e pesquisadora Lorrane Costa, da Cia Trecos In Mundos, do Amapá, lotou o Auditório Maestro Wilson Fonseca e arrebatou o público com uma performance intensa e poética, indicado para maiores de 14 anos.
“Estar no Festival Solos do Pará é uma experiência de encontro, de partilha. Trazer ‘Suindara’ para Santarém significa dialogar com outras vozes amazônicas, sentir a energia do público e fortalecer essa rede que valoriza nossa arte e nossa identidade”, destacou Lorrane Costa.
A dramaturgia e atuação são assinadas por Lorrane Costa, com direção de Sandro Brito e concepção técnica e produção da Cia Trecos In Mundos. O espetáculo retrata a vida cotidiana de uma mulher ribeirinha e as tragédias que a transformaram em Suindara, personagem do folclore local inspirada na Matinta Pereira. A montagem aborda temas atuais, como violência contra a mulher, violência infantil, desafios da população ribeirinha e a luta pela sobrevivência, tudo imerso em um clima de encantaria e misticismo amazônico.
A apresentação trouxe à cena histórias de mulheres que atravessam gerações, entre dores e resistências. Após a performance, um bate-papo aproximou ainda mais a artista da plateia. Em resposta às perguntas, Lorrane contou que sua pesquisa para a criação do espetáculo partiu de sua própria família:
“Busquei nas mulheres da minha vida as histórias que precisava contar. Muitas vieram do interior, de trajetórias marcadas por desafios. Do tempo da minha avó até hoje, percebo que pouca coisa mudou. Mas, mesmo diante das dificuldades e do machismo, encontro força para seguir e transformar isso em arte”, disse a atriz.
A universitária Ana Martins comentou sobre o impacto da apresentação:
“Foi impactante. Ela consegue nos prender no monólogo dela. Consegui sentir a personagem querendo proteger a filha da violência patriarcal e me vi nesse processo, pois estou estudando representação do campo da literatura e vi nossa ancestralidade percorrendo esses temas. Já estive em outra edição e pretendo acompanhar as próximas apresentações.”
O Festival Solos do Pará segue até o dia 26 de agosto, reunindo seis espetáculos de diferentes regiões da Amazônia, todos com entrada gratuita. A programação inclui a oficina gratuita “Montagem de Solos Teatrais”, ministrada pela professora Dra. Andréa Flores, do Coletivo Xoxós de Belém, oferecendo aprendizado e experimentação para artistas e interessados no universo do teatro solo.
O Festival Solos do Pará conta com o patrocínio do Banpará e Banco da Amazônia, e apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Innov, Barrudada Tropical Hotel, Tapajós Cervejaria e Grupo de Teatro Iurupari.
Assessoria de Imprensa: Natashia Santana – Jornalista
Foto: Junior Aguiar – Fotográfo
0 comentários no “Espetáculo “Suindara” emociona público na abertura do Festival Solos do Pará em Santarém”
0 comentários no “Espetáculo “Suindara” emociona público na abertura do Festival Solos do Pará em Santarém”