Festival Solos do Pará encerra com espetáculo Curupirá, de Belém

Espetáculo da Coletivas Xoxós traz releitura contemporânea do imaginário amazônico e encerra a edição com poesia, humor e reflexão. Ingressos gratuitos.

O Festival Solos do Pará encerra sua terceira edição em grande estilo nesta terça-feira (26) com o solo “Curupirá – Um Ato de Traquinagem”, da atriz-palhaça Andréa Flores, da Coletivas Xoxós (Belém). A obra propõe uma experiência ritualística e cênica que une comicidade, ancestralidade e corpo em metamorfose, um fechamento poético e crítico para a programação. A apresentação começa às 20h, no auditório da Ufopa Rondon. Ingresso as gratuitos.

Em cena, Andréa convida o público a adentrar a floresta mítica da memória amazônica.

“É preciso Curupirar o mundo e ainda haverá um dia em que o mundo Curupirá… Em Curupirá, não há espectadores, mas participantes, presenças convidadas a se deixar retorcer pela floresta e pelos risos que dali emanam.”

A montagem, fruto de sua pesquisa de doutorado, trabalha comicidades indígenas, corpo-memória, transformações e o transe teatral como rito compartilhado.

Na ficha técnica, Andréa assina concepção, dramaturgia, encenação, atuação e figurino. Colaboram Iara Souza (laboratório háptico e visualidade), Danielle Cascaes (fotografia) e Wlad Lima (consultoria cênica). A iluminação é assinada por Andréa e Iara.

O coordenador do festival, Elder Aguiar, destacou a importância do encerramento. “Fechar o Solos com esse trabalho é celebrar a força criativa do teatro amazônico e a capacidade de inovação de Andréa. Queremos que o público viva essa experiência final como uma celebração de tudo o que compartilhamos nesta semana, em comunhão com a floresta, o corpo e a arte.”

Se Curupirá seduz pelo imaginário e pelo riso, o palco do Festival Solos do Pará reafirma sua vocação como espaço de invenção, formação e valorização da cena amazônica.

O evento conta com o patrocínio do Banpará e Banco da Amazônia, e apoio da UFOPA, Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Innov, Barrudada Tropical Hotel, Tapajós Cervejaria e Grupo de Teatro Iurupari.

—-

Assessoria de Imprensa- Natashia Santana – Jornalista

Foto: Júnior Aguiar – Fotógrafo

0 comentários no “Festival Solos do Pará encerra com espetáculo Curupirá, de Belém

Deixe comentário