“Rala, Palhaço!” mistura humor, poesia e reflexão sobre gênero no Festival Solos do Pará

O Festival Solos do Pará trouxe ao público neste domingo (24), no Auditório Maestro Wilson Fonseca (UFOPA), uma experiência única com “Rala, Palhaço!”, solo da atriz-palhaça Andréa Flores, das Coletivas Xoxós, de Belém. Dirigida por Wlad Lima, a montagem combina comicidade, lirismo e crítica social ao abordar papéis impostos às mulheres, violências de gênero e as potências libertadoras da palhaçaria, celebrando uma década de trajetória do espetáculo.

No palco, a palhaça Samaúma se revela entre as bagunças do espaço doméstico, mostrando seus amores, contradições e instintos animais. A dramaturgia mistura vivências pessoais da atriz com reflexões sociais e trechos poéticos de Clarice Lispector, que dão força e profundidade à personagem. “Eu sentia a literatura da Clarice fazendo parte da minha vida e quis trazê-la para o espetáculo por ser uma voz feminina potente. Quando vou para a cena, entrego minha vida de tal forma que já não é só minha história. Falamos de violência de gênero e outros temas urgentes, e isso me impulsiona a seguir”, explicou Andréa Flores.

“Rala, Palhaço!” inaugura a poética da Palhaçaria Malina, que combina a arte do palhaço com o ato poético de “fazer maldade”: questionar e subverter convenções sociais, com humor e sensibilidade.

O público se emocionou e se envolveu com a encenação. A atriz Natally Rodrigues comentou: “Me senti representada ao ver a artista em cena. O espetáculo me trouxe lembranças de uma realidade de violência que vivi dentro de casa. É importante que esse tema seja discutido. Fiquei emocionada porque me atravessou.”

Com humor, lirismo e crítica social, “Rala, Palhaço!” reafirma o Festival Solos do Pará como um espaço de resistência e reflexão artística na Amazônia, mantendo viva a potência da palhaçaria e conquistando novas gerações, mesmo após 10 anos de existência.

Próxima atração

Nesta terça-feira (26), o Festival segue com “Acontece”, stand-up comedy da Flo de Jambu Produções, estrelado pelo jovem ator santareno Enzo Gabriel, prometendo uma noite divertida e cheia de humor amazônico.

Serviço

O Festival Solos do Pará conta com o patrocínio do Banpará e Banco da Amazônia, e apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Innov, Barrudada Tropical Hotel, Tapajós Cervejaria e Grupo de Teatro Iurupari.

——

Assessoria de Imprensa – Natashia Santana – Jornalista

Foto: Júnior Aguiar – Fotógrafo

0 comentários no ““Rala, Palhaço!” mistura humor, poesia e reflexão sobre gênero no Festival Solos do Pará

Deixe comentário